5º Aniversário: Sejam nossos convidados



© Amadeu Mendes Photography

O mês de Março é sinónimo de festa cá em casa. Porque chega a Primavera, porque eu e o pequeno explorador aniversariamos com poucos dias de diferença e porque foi também em Março que O Berço do Mundo nasceu, já lá vão cinco anos.

Neste hiato, Guimarães foi o ponto de partida das nossas aventuras pelo país, que já resultaram em cerca de uma centena de posts aqui no blog, e também pelo estrangeiro. Casa real (para o Pedro que aqui nasceu) ou afectiva (para mim), Guimarães conquista todos aqueles que a visitam.

Do simbolismo do monte Latito à sala de visitas que é o Toural, da animada praça da Oliveira à tranquilidade do monte da Penha, do calórico toucinho do céu ao fresco vinho verde, da moderníssima Plataforma das Artes às igrejas tradicionais... os motivos são muitos para explorar aquela que é considerada  o berço da nação portuguesa. Porquê? Porque foi aqui que um mero nobre, de seu nome Afonso Henriques, se auto-nomeou rei, conseguiu a aprovação do Papa, que era autoridade máxima naquela altura, e resgatou o pequeno Condado Portucalense das garras de Castela e Leão.

Parece uma novela, mas foi isso que aconteceu, maior ou menor desvio histórico, e assim nasceu este pequeno país, corria o século XII. Há mesmo um pedaço da muralha da cidade que orgulhosamente ostenta o lettering Aqui nasceu Portugal!






Para assinalar este aniversário e porque queremos que conheçam de perto a cidade berço, unimo-nos à GuimyGuest studios & apartaments para presentear os melhores leitores do universo.

A GuimyGuest fica em pleno centro histórico de Guimarães, sim, aquele que é Património Mundial da Humanidade, num edifício de traça antiga recuperado. A localização ideal para quem quer explorar a pé a cidade. Os 4 estúdios (com kitchnette) e 2 apartamentos têm, no entanto, todo o conforto da modernidade, uma decoração contemporânea e um atendimento muito familiar.

Neste aniversário d'O Berço do Mundo e da GuimyGuest - curiosamente, abriu as portas aos turistas em Março de 2014 - um leitor será contemplado com uma noite grátis naquele espaço fantástico e ainda uma visita em Guimarães guiada pela autora deste blog. O passatempo está a decorrer na página do facebook da GuimyGuest aqui







Ainda estão aqui? Corram para lá. Depois podem voltar para ler mais sobre Guimarães:


Um lar é um edifício, uma entidade geográfica, um lugar onde nos sentimos pertencer? Lares eram deuses romanos que protegiam as casas e, por extensão, as famílias. Para  Fernando Pessoa, já se sabe, o seu lar/pátria era a língua portuguesa... (ler mais








 A noite de 29 de novembro é a mais longa do ano    na cidade-berço. O ritmo dos tambores dura até de  madrugada, numa tradição que se perpetua há    vários séculos (ler mais)

You May Also Like

5 comentários

  1. Querida Ruthia
    Um grande abraço de Parabéns!
    Voltarei para comentar.

    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
  2. Cinco anos? Parabéns!!! Looonga vida ao blog!

    ResponderEliminar
  3. Que lindo tudo isso e que prêmio e parceria maravilhosa! PARABÉNS pelos 5 anos desse lindo blog! Fico feliz em ter feito tantas viagens aqui contigo ,com Pedro e aprendido tantas coisas! bjs, chica

    ResponderEliminar
  4. Muito interessante. Gostei bastante de Guimarães, quando por lá andei há 5 anos.
    Não vou ao face, não entro em sorteios, a minha sorte esgotei-a há 48 anos quando me casei.
    Um abraço e parabéns a si, ao pequeno explorador e ao blogue. Tudo de bom.

    ResponderEliminar
  5. querida muitos abraços - primeiro para ti, que aniversarias, também pelo Pedrinho (afinal as dores do parto foste tu quem sentiu, então, meus parabéns), e mais pelo Berço que já faz parte da minha vida blogueira!
    Abraços ao pequeno explorador, pelo aniversário (9 anos?)... mais abraços pelo Berço, que a cada post nos encanta mais e mais.. e por fim, parabéns a Guimarães que ei de conhecer, e guiada por ti! bjs desejando em primeiro lugar muita saúde, seguido de sucesso, realizações, novas conquistas, alegrias, sorrisos.. tudo sempre acompanhado de muito amor!
    Te gosto muitoooooo... bjs

    ResponderEliminar

«Viajar torna uma pessoa modesta – vê-se como é pequeno o lugar que ocupamos no mundo.» (Gustave Flaubert)

Obrigada por ler as minhas aventuras e ainda gastar um momento para comentar. A sua presença é muito importante para mim. Um abraço e até breve!